o

 

>Justiça do Trabalho

Instalação da Justiça do Trabalho na Bahia (1941)

Evaristo de Moraes Filho colecionou recortes de jornais referentes à instalação da Justiça do Trabalho em Salvador, Bahia, onde foi procurador.

Confira no catálogo abaixo:

01.3. JUSTIÇA DO TRABALHO NA BAHIA (1941)

01.3.1. RELEVANTE ACONTECIMENTO DO MAIS ALTO SIGNIFICADO NACIONAL. S/i. S/i, 30/04/1941. Entrevista com EMF; fala das primeiras nomeações, da instalação, das expectativas, das Juntas, das mudanças e dos convites; destaca, com fotografia, o prédio conde a Justiça do Trabalho funcionará.

01.3.2. A INSTALAÇÃO, AMANHÃ, DA JUSTIÇA DO TRABALHO. S/i. Si, 30/04/1941. Reportagem fala sobre a solenidade na qual EMF falará em nome dos empregadores; fala sobre a composição da Justiça do Trabalho.

01.3.3. INSTALADA SOLENEMENTE NA BAHIA A JUSTIÇA DO TRABALHO. Cidade de Salvador: Salvador, 02/05/1941. Reportagem fala sobre a solenidade de instalação da Justiça do Trabalho e o discurso do procurador EMF, do secretário de Interior no estado, do presidente da Junta e dos operários; fala sobre a sessão; fala sobre os nomeados; contém fotografias da instalação.

01.3.4. INSTALADA NA BAHIA A JUSTIÇA DO TRABALHO. S/i. S/i, 02/05/1941. Reportagem fala sobre a cerimônia de instalação da Justiça do Trabalho na Bahia; fala sobre o discurso do procurador EMF (transcrito) e de outros discursos.

01.3.5. A JUSTIÇA DO TRABALHO NA BAHIA (CONCLUSÃO). Diário da Bahia. Salvador, 03/05/1941. Reportagem sobre a natureza jurídica da Justiça do Trabalho e os debates acerca deste tema, fala sobre a lei recente que estruturou a Justiça do Trabalho; fala dos avanços da lei nos conflitos coletivos; fala da Justiça do Trabalho como justiça da eqüidade; fala da outorga.

01.3.6. “O DIA DO TRABALHO” – SOLENIDADE COMEMORADA, EM TODO BRASIL, A GRANDIOSA DATA – OS DISCURSOS DO PRESIDENTE VARGAS E DO MINISTRO DO TRABALHO – AS FESTIVIDADES NESTA CAPITAL. Diário da Bahia. Salvador, 03/05/1941. Reportagens sobre as comemorações do dia do trabalho na Bahia e a instalação da Justiça do Trabalho, com discursos do procurador EMF e outros; fala do lançamento da pedra fundamental da vila dos portuários e marítimos, sobre a chegada de Getúlio Vargas ao aeroporto Santos Dumont para as cerimônias no Rio de Janeiro; fala sobre a construção de um monumento em homenagem a Getúlio, de um almoço num restaurante proletário com ele; fala da chegada de Getúlio ao estádio de São Januário; fala dos discursos do ministro Waldemar Falcão (continua na página 7); contém fotografia.

01.3.8. A CONCILIAÇÃO TEM PRIORIDADE NA JUSTIÇA DO TRABALHO. S/i. S/i, s/i. Reportagem sobre palestra com o procurador EMF que abordou a Justiça do Trabalho e a sua organização; contém fotografia.

01.3.9. NOVA FASE PARA A DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO. S/i. S/i, S/i. Reportagem sobre a chegada de Antônio Domingues Uchoa para assumir esta delegacia na Bahia; contém fotografias.

01.3.10. NO NAVIO NACIONAL ‘PEDRO II’. O Imparcial. S/i, 07/06/1941. Reportagem sobre a chegada do novo delegado do Trabalho na Bahia, do procurador da Justiça do Trabalho, EMF (vindo do Rio de Janeiro), e dois representantes da Bahia no Congresso de Direito Social; fala sobre os desembarques do navio.

01.3.11. NOVO DELEGADO DO TRABALHO HOMENAGEADO PELOS TRABALHADORES. A Tarde. S/i, 09/06/1941. Reportagem fala da homenagem do Círculo Operário da Bahia ao novo delegado regional do Trabalho; fala que EMF esteve presente e, entre outros, pronunciou um discurso.


[ Topo ]